quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Mandalas

Dando continuidade ao texto anterior, algo que tem sido utilizado em decoração ultimamente são as mandalas. A mandala é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. No oriente, essas figuras estão relacionadas a um ritual que busca movimentar as energias das divindades e nos conectar a essas forças, diz Celina Fioravanti, escritora do livro Mandalas. No ocidente servem meramente como fator decorativo, mas continua tendo o poder de potencializar a harmonia interior.


A artista acima é Marli de Souza Machado. Ela faz seus trabalhos com vidros, texturas, pedras, que são confeccionados sobre uma base de MDF ou madeira virola. Mas as mandalas podem ser produzidas por milhares de outros jeitos: com sementes, costura, tintas acríclica, plástica ou óleo... inclusive, você mesmo pode fazer a sua. Em tecidos, é aconselhavel usar tinta específica e assim criar almofadas ou cortinas. Este blog, por exemplo, ensina a fazer mandalas de papel.




Os colares da imagem são feitos de biscuit. Para serem produzidos, basta possuir a fôrma de cortar a massinha. Depois de pronta, é só esperar secar e pintar com qualquer tipo de tinta. A ideia do colar é da Renata França, artista plástica formada pela Mackenzie - SP. Ela promove cursos de mandala em vitral, tela, biscuit e tecido e elaborou apostilas do curso e as envia por e-mail para quem não reside em São Paulo. A quem se interessa: altelierenatafranca@gmail.com

Um comentário: